1547 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
As exportações brasileiras de carne bovina atingiram um recorde histórico em agosto, com embarques de 227 mil toneladas - um aumento de 27% em relação ao mesmo período do ano passado. O desempenho surpreendeu analistas do setor, que temiam o impacto das tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.
O resultado foi impulsionado principalmente pela demanda chinesa, que aumentou suas compras em 35% para suprir estoques após crises sanitárias em seu rebanho. Outros mercados como Filipinas, Indonésia e Emirados Árabes também expandiram significativamente suas importações da proteína brasileira, compensando eventuais perdas com as medidas norte-americanas.
Especialistas atribuem o sucesso à competitividade do produto nacional e à diversificação de mercados conquistada nos últimos anos. "O setor aprendeu com crises anteriores e não depende mais de um ou dois compradores. Nossa carne é a mais barata e de melhor qualidade no mercado global", afirmou o presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos.
O desempenho reforça a resiliência do agronegócio brasileiro frente às guerras comerciais. Dados da SECEX mostram que a receita com exportações de carne bovina cresceu 22% no acumulado do ano, atingindo US$ 6,8 bilhões - números que colocam o Brasil ainda mais consolidado como maior exportador global do produto.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.