A "RATARIA", tropa secreta que Bolsonaro queria usar para matar Lula e ministro do STF

Portal Plantão Brasil
29/8/2025 15:59

A "RATARIA", tropa secreta que Bolsonaro queria usar para matar Lula e ministro do STF

0 0 0 0

672 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O coronel Reginaldo Vieira de Abreu, conhecido como Velame, atuou como chefe de gabinete do general Mário Fernandes no Palácio do Planalto. Ambos fazem parte do grupo dos chamados kids pretos – militares de elite envolvidos diretamente nas conspirações golpistas.

Durante as movimentações que antecederam a tentativa de golpe de Jair Bolsonaro, Velame enviou uma mensagem a seu superior pedindo que os encontros fossem em “petit comité”, apenas com Bolsonaro, o comandante do Exército e a “rataria”. No jargão militar, “rataria” não é xingamento: é elogio.

Em grupos de militares, “rato” é descrito como aquele que sabe se infiltrar, agir no submundo e sobreviver em situações adversas, um perfil exaltado pelos golpistas. Esse espírito voluntarista orientou a pressão exercida para que o então comandante do Exército, general Freire Gomes, embarcasse no plano. Sem ele, as tropas não adeririam.

Segundo a acusação, os conspiradores contavam com efetivos do Comando de Operações Especiais (COpEsp), sediado em Goiânia e subordinado ao Comando Militar do Planalto, além de apoio prometido pelo general Estevam Theophilo, do COTER, e pelo almirante Almir Garnier, da Marinha. Garnier, por exemplo, dispunha de milhares de fuzileiros espalhados por todo o país.


Mensagens entre Mauro Cid e outros oficiais revelam a articulação para trazer militares de unidades especiais do Rio de Janeiro e de Manaus, ampliando a “rataria” para além do Planalto Central. Já o tenente-coronel Hélio Ferreira Lima, acusado de participar do monitoramento do ministro Alexandre de Moraes, tentou alegar que estava em Brasília apenas para visitar os filhos – uma versão desmentida pelas próprias conversas interceptadas.

Esses indícios mostram que a rede de militares dispostos a agir contra a democracia era bem mais ampla e capilarizada do que se pensava. A “rataria” estava pronta para se mover ao comando de Bolsonaro, aguardando uma decretação de GLO ou um ato desesperado que garantisse a ruptura institucional.

Assista:

Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians