959 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Um grupo de manifestantes do Comitê de Luta do Jardim Botânico realizou um ato nesta terça-feira (2), em Brasília, exigindo a responsabilização de Jair Bolsonaro (PL) e de seus aliados militares e civis pela tentativa de golpe de Estado. O protesto ocorreu na subida do Jardim Botânico, após a Ponte JK, onde os ativistas inflaram um boneco gigante do ex-capitão ao lado de uma faixa com a frase: “Sem anistia para golpistas”.
A mobilização coincidiu com o início do julgamento histórico no Supremo Tribunal Federal (STF), que analisa a conduta de oito réus do núcleo golpista. Apesar de mais de 3,3 mil inscrições para acompanhar as sessões presencialmente, apenas 150 pessoas conseguiram vaga no plenário.
Entre os acusados estão os generais Augusto Heleno, Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira, além do ex-comandante da Marinha Almir Garnier. Também figuram no processo o ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem, o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, e Mauro Cid, que firmou acordo de delação premiada.
De acordo com a Procuradoria-Geral da República, os crimes atribuídos ao grupo incluem tentativa de golpe de Estado, organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e dano ao patrimônio da União. Caso sejam condenados, as penas podem ultrapassar 40 anos de prisão.
O ato popular reforça o clamor da sociedade por justiça e expõe que não há espaço para perdão ou esquecimento diante de ataques tão graves contra a democracia brasileira.
Assista:
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.