Barroso desmente bolsonaristas e rejeita anistia para golpistas do 8 de janeiro

Portal Plantão Brasil
4/9/2025 14:05

Barroso desmente bolsonaristas e rejeita anistia para golpistas do 8 de janeiro

0 0 0 0

4906 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, desmentiu de forma categórica a versão propagada por bolsonaristas de que teria defendido uma anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, incluindo Jair Bolsonaro (PL). A fala do ministro, feita em um evento no Mato Grosso, foi distorcida por aliados do ex-presidente para tentar inflar a tese do perdão.

Na ocasião, Barroso explicou que uma anistia antes do julgamento seria juridicamente impossível, e que somente após a decisão judicial o tema passaria a ser uma questão política a cargo do Congresso. “Não defendi a ideia de anistia. E, caso o tema seja judicializado, não emiti opinião sobre como o tribunal se posicionará. Nunca antecipo voto”, declarou o magistrado.

O ministro deixou claro que apenas descreveu o papel constitucional do Legislativo, e não apresentou uma posição pessoal em defesa da proposta. Ainda assim, setores bolsonaristas correram para manipular suas palavras, na tentativa de usar o presidente do STF como fiador de um projeto que só busca livrar da Justiça quem tentou destruir a democracia.

Nos bastidores do Supremo, a avaliação predominante é de que dificilmente prosperará uma anistia ampla aos golpistas. Caso o Congresso insista e aprove algo nesse sentido, a tendência é que a medida seja judicializada e derrubada pela Corte por inconstitucionalidade.

Em Brasília, o tema divide o meio político. Enquanto parte do centrão e da oposição trabalha por um perdão a Bolsonaro e sua trupe, integrantes do governo e da cúpula do Judiciário rejeitam a ideia, alertando que a anistia significaria premiar a tentativa de golpe e alimentar a impunidade.

Mais uma vez, a estratégia bolsonarista de distorcer falas e manipular a opinião pública esbarra no compromisso das instituições com a democracia e no entendimento de que não pode haver perdão para crimes contra o Estado de Direito.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians