Lula convoca cúpula extraordinária do BRICS e avisa: “Não aceitaremos dividir para governar”

Portal Plantão Brasil
8/9/2025 15:39

Lula convoca cúpula extraordinária do BRICS e avisa: “Não aceitaremos dividir para governar”

0 0 0 0

1664 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a se posicionar com firmeza contra a política imperialista de sanções impostas pelos Estados Unidos. Durante a cúpula extraordinária do BRICS, realizada nesta segunda-feira (8) por sua iniciativa, Lula criticou a prática das chamadas sanções secundárias, que dificultam o comércio entre países soberanos e minam a cooperação internacional.

Segundo Lula, essas medidas extraterritoriais são usadas como estratégia de “dividir para governar”, com o objetivo de limitar a liberdade de nações amigas fortalecerem seus laços comerciais. “O BRICS deve mostrar que a cooperação está acima de tudo”, afirmou o presidente, ressaltando o papel do bloco como alternativa real ao domínio econômico norte-americano.

O petista também se manifestou sobre a guerra na Ucrânia, defendendo uma solução diplomática que leve em consideração os interesses legítimos de todas as partes em relação à segurança. Para Lula, apenas uma saída realista pode abrir caminho para a paz e conter a escalada de tensões.

A cúpula online do BRICS foi convocada pelo próprio Lula para discutir o impacto da política comercial agressiva do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O encontro reforça o protagonismo do Brasil no debate global e a liderança de Lula na construção de um mundo multipolar, baseado em cooperação e soberania.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians