Bandeira dos EUA em ato bolsonarista levanta suspeita de apoio externo e PF é acionada!

Portal Plantão Brasil
9/9/2025 11:01

Bandeira dos EUA em ato bolsonarista levanta suspeita de apoio externo e PF é acionada!

0 0 0 0

794 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Os deputados federais Pedro Campos (PSB-PE) e Lindbergh Farias (PT-RJ) acionaram a Polícia Federal para investigar a origem de uma bandeira dos Estados Unidos exibida no ato bolsonarista do último domingo (7), na Avenida Paulista, em São Paulo. A representação foi protocolada nesta segunda-feira (8) e levanta a hipótese de que o mesmo objeto teria sido usado dois dias antes, em 5 de setembro, durante uma partida da NFL na Neo Química Arena, estádio do Corinthians.

Para os parlamentares, a coincidência de datas, a semelhança de dimensões e cores e a logística de transporte reforçam suspeitas de que se trata da mesma bandeira. Eles destacam que uma eventual cessão do material por entidade estrangeira, seja pública ou privada, pode configurar irregularidade grave, já que a lei brasileira proíbe financiamento ou apoio externo a partidos e movimentos políticos.

No documento, os deputados afirmam que o episódio não é um gesto isolado, mas parte de um processo de alinhamento da extrema-direita brasileira a interesses externos. Eles lembram que símbolos como o boné “MAGA”, ligado a Donald Trump, além do apoio a sanções contra o Brasil e articulações internacionais do bolsonarismo, reforçam essa conexão.

A representação solicita que a PF faça perícia nas imagens que mostram a bandeira tanto no evento esportivo quanto no ato político, identificando sua origem, custódia e transporte. Também pedem a oitiva de representantes da NFL Brasil e dos organizadores da manifestação.

O requerimento inclui ainda a apuração sobre eventual financiamento externo. Caso surjam indícios de participação de autoridades com foro privilegiado, os deputados pedem que o caso seja remetido à Procuradoria-Geral da República, para que o Supremo Tribunal Federal adote as medidas cabíveis. Até o momento, a PF não se manifestou sobre o pedido.

Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians