Bolsonaro aposta em Fux como última cartada para escapar da Papuda

Portal Plantão Brasil
10/9/2025 10:51

Bolsonaro aposta em Fux como última cartada para escapar da Papuda

0 0 0 0

425 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O ministro Luiz Fux abriu, nesta quarta-feira (10), a leitura de seu voto no julgamento da tentativa de golpe de Estado liderada por Jair Bolsonaro (PL) e pelo núcleo duro de generais e ex-ministros cúmplices da trama criminosa. Do conforto da mansão onde cumpre prisão domiciliar, Bolsonaro torce para que Fux seja a voz divergente em relação aos votos já dados por Alexandre de Moraes e Flávio Dino, que seguiram integralmente o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) pela condenação máxima.

Na sessão de terça (9), Fux já havia dado sinais de divergência ao interromper Moraes durante a análise das preliminares apresentadas pelas defesas. Ele afirmou que, desde o recebimento da denúncia, defendia que o caso fosse julgado pelo plenário, e não apenas pela Primeira Turma. Foi lembrado pelo relator de que sua posição sempre foi voto vencido nesse ponto.

O ministro também criticou o acordo de delação de Mauro Cid, embora tenha votado contra a anulação pedida pela defesa de Bolsonaro. Para ele, o número de oitivas do delator teria sido excessivo, repetindo argumento explorado pelos advogados do ex-presidente.

A esperança do bolsonarismo é que Fux atue para reduzir penas, defendendo o chamado princípio da consunção, em que crimes de menor gravidade seriam absorvidos por delitos mais graves. Na prática, a defesa quer que a tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito seja englobada pelo crime de golpe de Estado, diminuindo o tempo de condenação.

Alexandre de Moraes foi categórico: os réus praticaram ambos os crimes e devem ser punidos por cada um deles. Já a aposta de Bolsonaro é que Fux abra divergência, criando margem para recursos que possam arrastar o processo ao plenário do STF e, com isso, adiar o cumprimento da pena em regime fechado.

Essa tática se encaixa na estratégia maior do ex-presidente: ganhar tempo para que o Congresso vote a anistia dos golpistas. Enquanto isso, Bolsonaro segue tentando se vitimizar, alegando problemas de saúde, mas de olho em escapar da prisão na Papuda.

Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians