551 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A defesa de Jair Bolsonaro (PL) prepara um novo pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o ex-presidente cumpra sua pena em prisão domiciliar. Condenado a 27 anos e 3 meses por liderar a trama golpista contra a democracia, Bolsonaro já se encontra em casa por decisão em outro processo, mas seus advogados querem estender a condição sob a justificativa de problemas de saúde.
O argumento central é a facada de 2018, usada desde então como álibi político e agora como estratégia judicial. Os defensores alegam que o ex-capitão corre risco de desenvolver novas aderências intestinais, complicações que podem causar obstruções e exigem cirurgias emergenciais. Em abril, Bolsonaro chegou a ser internado no Rio Grande do Norte por esse motivo, no que foi o sétimo procedimento ligado ao episódio.
Além disso, a defesa deve listar sintomas como soluços persistentes, refluxo e uso de medicamentos controlados. O vereador Carlos Bolsonaro, em post recente, afirmou que o pai estaria “cada vez mais debilitado”. O discurso tenta reproduzir o caso de Fernando Collor, que obteve prisão domiciliar por decisão do ministro Alexandre de Moraes, em razão do Mal de Parkinson e da apneia do sono.
Se o STF não aceitar o pedido, há três opções sobre a mesa. A primeira é a Superintendência da Polícia Federal em Brasília, já pronta para abrigar o condenado. Outra possibilidade é o Batalhão da Polícia Militar da capital, onde o ex-ministro bolsonarista Anderson Torres esteve preso em 2023.
A terceira alternativa seria uma unidade militar próxima a hospital, amparada pelo fato de Bolsonaro ainda ser capitão da reserva. Mas a cúpula do Exército resiste a essa hipótese, ciente do desgaste político e institucional de manter o golpista em ambiente castrense.
A tentativa da defesa evidencia a estratégia bolsonarista de adiar ao máximo o cumprimento da pena em regime fechado, enquanto o país aguarda que a Justiça dê a resposta definitiva a um dos maiores ataques à democracia da história recente.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.