Nikolas Ferreira usa símbolo neonazista e é celebrado por extremistas digitais

Portal Plantão Brasil
15/9/2025 11:49

Nikolas Ferreira usa símbolo neonazista e é celebrado por extremistas digitais

0 0 0 0

4435 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O deputado bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG) voltou a se aproximar da estética neonazista digital ao publicar no X uma mensagem acompanhada do “clown pepe”, versão do meme Pepe the Frog apropriado pela alt-right e por supremacistas brancos. O post veio logo após o assassinato do influenciador norte-americano Charlie Kirk, aliado de Donald Trump, e foi interpretado como aceno direto ao universo extremista online.

Nikolas escreveu que “mataram a direita moderada”, frase replicada em fóruns radicais e tratada como um chamado à radicalização. O conteúdo circulou em grupos bolsonaristas no WhatsApp e na chamada “bolha da resenha”, espaço marcado por humor violento, estética de chans e apologia ao ódio.



A morte de Kirk, figura central do conservadorismo americano e considerado “moderado” por neonazistas do grupo Groypers, virou combustível para teorias conspiratórias que culparam a esquerda, judeus e até serviços secretos estrangeiros. Nos EUA, a frase “a bala que matou Charlie Kirk matou a direita moderada” ganhou força, ecoando a defesa de uma guinada definitiva à extrema direita.

No Brasil, monitoramento da Palver mostrou que, em 12 de setembro, menções a Kirk e aos Groypers em grupos de WhatsApp superaram até referências ao julgamento de Jair Bolsonaro. As mensagens iam de exaltações ao extremismo a convocações explícitas de violência, como “matar esquerdista deveria ser esporte olímpico”.

Ao usar o clown pepe, Nikolas reforçou sua associação com a iconografia da alt-right e ampliou seu alcance junto a subculturas digitais neonazistas. A publicação foi celebrada na “bolha da resenha” como adesão simbólica ao extremismo, com usuários compartilhando imagens de ditadores como Augusto Pinochet para conclamar seguidores a assumirem sua posição de extrema direita.



O episódio revela como parlamentares bolsonaristas são incorporados às narrativas neonazistas digitais, ajudando a conectar a extrema direita brasileira ao ecossistema internacional de ódio e violência.

Com informações do DCM






Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians