1696 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou a criação de um Conselho Nacional de Política Mineral que será presidido pelo presidente Lula e contará com 16 ministros, além de representantes da sociedade civil e universidades. O novo colegiado terá como foco principal os minerais críticos e estratégicos, especialmente os vinculados à segurança alimentar, visando reduzir a absurda dependência externa de mais de 90% em fertilizantes que afeta o país.
Silveira destacou a contradição de o Brasil, considerado o celeiro de alimentos do mundo, depender massivamente de importações de potássio, mesmo possuindo grandes reservas minerais. O conselho também priorizará as terras raras - elementos químicos essenciais para indústria de tecnologia - onde o Brasil detém uma das maiores reservas globais.
A iniciativa representa um passo fundamental para a soberania nacional, integrando o setor mineral à transição energética, promovendo a industrialização sustentável e garantindo que os recursos estratégicos brasileiros beneficiem prioritariamente o povo brasileiro.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.