3412 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A proposta de anistia ampla e irrestrita para golpistas segue dividindo partidos de centro, centro-direita e direita, apesar da pressão do clã Bolsonaro e de aliados como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). As negociações patinam porque nem mesmo dentro do campo conservador há consenso sobre bancar uma pauta considerada inconstitucional e politicamente desastrosa.
Parlamentares da centro-direita avaliam que a aprovação da anistia pela Câmara seria uma “vitória de Pirro”, já que dificilmente avançaria no Senado. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), não demonstra disposição de colocar o tema em votação, mesmo sob pressão da extrema direita.
A resistência também se dá em figuras de peso como o senador Otto Alencar (PSD-BA), presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Para ele, a Constituição é clara ao não permitir anistia em casos de atentados contra a democracia. “A pior coisa que o Congresso pode fazer é aprovar algo inconstitucional, que voltaria ao Supremo, onde a maioria já se posicionou contra essa tese”, afirmou.
Mesmo que o projeto passasse no Senado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetaria a medida, obrigando o Congresso a se desgastar em plena campanha de 2026. Nesse cenário, o STF também seria chamado a derrubar a proposta, reforçando a ilegalidade da manobra bolsonarista.
Diante das barreiras, setores da extrema direita cogitam alternativas menos radicais, como rever as penas aplicadas por tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito ou impedir a soma de condenações em processos semelhantes. Essas saídas, porém, não agradam a família Bolsonaro, que exige um perdão total para limpar a ficha de seus líderes condenados.
Na prática, a insistência em anistia escancara o desespero do bolsonarismo diante das condenações históricas já impostas pelo STF, que colocaram Jair Bolsonaro e seus aliados no lugar que merecem: réus por crimes contra a democracia.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.