Netanyahu manda queimar Gaza enquanto foge de julgamento por corrupção

Portal Plantão Brasil
16/9/2025 12:42

Netanyahu manda queimar Gaza enquanto foge de julgamento por corrupção

0 0 0 0

2264 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Israel iniciou nesta terça-feira (16) uma nova ofensiva de grande escala contra a Cidade de Gaza. O anúncio partiu do próprio primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que, mesmo em meio ao seu julgamento por corrupção, declarou que o país deu início a uma “operação intensiva” na região. Os sionistas celebraram a ação com a frase “Gaza está queimando”, num claro eco de práticas nazistas em pleno século 21.

Segundo o jornal The Times of Israel, Netanyahu pediu dispensa de depoimento no tribunal alegando que “coisas importantes estão acontecendo”. O exército de ocupação também confirmou a ofensiva, deixando ainda mais evidente a escalada genocida contra o povo palestino.

O porta-voz militar Avichay Adraee publicou em árabe no X (antigo Twitter) que “a Cidade de Gaza é considerada uma zona de combate perigosa” e ordenou que civis deixem a área imediatamente. De acordo com dados divulgados pelo próprio exército, cerca de 40% da população local — aproximadamente um milhão de pessoas — já havia deixado a cidade, sendo que 350 mil palestinos fugiram até a noite anterior. Vídeos e relatos mostram famílias inteiras dormindo nas ruas, após sucessivos bombardeios.

Enquanto promove o massacre em Gaza, Netanyahu também enfrenta críticas internas cada vez mais fortes. O Israel Business Forum, que reúne trabalhadores de 200 das maiores empresas privadas do país, publicou nota alertando que as políticas atuais conduzem Israel a uma “grave e inédita recessão econômica e política”.

O grupo condenou a visão de Netanyahu de transformar Israel em uma “Super Esparta”, avaliando que tal projeto inviabiliza a sobrevivência em um mundo globalizado. Na nota, o fórum exigiu a interrupção imediata da guerra, a libertação dos prisioneiros, a criação de uma comissão para investigar os episódios de 7 de outubro de 2023 e a convocação de eleições antecipadas.

O cenário revela um governo mergulhado em crise interna e cada vez mais isolado diante das acusações de genocídio, ao mesmo tempo em que impõe sofrimento extremo ao povo palestino, transformando Gaza em palco de um novo holocausto.

Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians