Tarcísio persegue economista e manda demitir após grito contra anistia

Portal Plantão Brasil
16/9/2025 17:04

Tarcísio persegue economista e manda demitir após grito contra anistia

0 0 0 0

8705 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O professor e economista Ivan Paixão, de 40 anos, foi demitido da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) depois de gritar “sem anistia” ao governador bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos). O caso, ocorrido em 5 de setembro no centro de São Paulo, expõe o autoritarismo e a perseguição política praticada pela gestão estadual contra quem se opõe à anistia dos golpistas do 8 de Janeiro.

Ivan relatou que estava em um café próximo ao prédio da CDHU, sem uniforme ou crachá, quando viu Tarcísio cercado de seguranças a caminho da B3. Em protesto, gritou duas vezes “sem anistia”, lembrando que o governador tem atuado nos bastidores pela impunidade dos criminosos. O economista disse que o próprio Tarcísio percebeu a manifestação e chegou a acenar em sua direção.

Pouco depois, Ivan notou que era observado por um homem que acredita ser da equipe de segurança do governador. Segundo ele, possivelmente foram tiradas fotos para sua identificação. No dia 8, apenas três dias após o protesto, o economista foi comunicado de sua demissão da Fipe, que presta serviços à CDHU.

De acordo com colegas, a ordem partiu diretamente do presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino, indicado político de Tarcísio, que teria ligado no fim de semana exigindo o desligamento imediato. Internamente, a justificativa não foi apresentada — apenas se falou em um “relatório” com o nome de Ivan e a ordem de sua saída da consultoria.

O economista, que atuava há um ano e meio em projetos da CDHU, afirma que a demissão foi uma retaliação política. “Onde está a liberdade de expressão que eles tanto pregam? Do meu ponto de vista, os principais culpados são Tarcísio, o grupo dele e o presidente da CDHU. A Fipe foi obrigada a me demitir”, desabafou.

Após o episódio, o clima entre funcionários teria se tornado de medo e vigilância, com receio de manifestações públicas ou até de opiniões em redes sociais. Mais uma demonstração de que, sob governos bolsonaristas, democracia e direitos são tratados como inimigos a serem eliminados.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians