459 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos ganhou mais um capítulo nesta quarta-feira (17), quando a Embaixada norte-americana em Brasília publicou uma nota oficial chamando o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de “descontrolado”. A publicação foi feita no perfil oficial do órgão na rede social X, em meio ao atrito crescente após a condenação de Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros crimes.
No comunicado, a embaixada afirmou que “os Estados Unidos continuam a esperar que o Brasil contenha o descontrolado ministro do STF Moraes, antes que ele destrua completamente a relação que nossos grandes países desfrutam há mais de dois séculos”. O texto acusa Moraes de prejudicar a cooperação bilateral e o chama de “violador de direitos humanos, já sancionado”, alegando que ele teria “dobrado a aposta em seu abuso do processo judicial para perseguir uma agenda descaradamente política”.
.@DeputySecState: Os Estados Unidos continuam a esperar que o Brasil contenha o descontrolado ministro do STF, Moraes, antes que ele destrua completamente a relação que nossos grandes países desfrutam há mais de dois séculos. Em vez de buscar uma solução para resolver a crise, o… https://t.co/4JQ4yJ9Rg0
— Embaixada EUA Brasil (@EmbaixadaEUA) September 17, 2025