5919 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que Jair Bolsonaro só poderá ser escoltado pela Polícia Federal ou pela Polícia Penal do Distrito Federal. A medida retira o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) dessa função e busca acabar com a bagunça e a falta de coordenação que ainda beneficiavam o ex-capitão.
A decisão veio após um episódio no último domingo (14), quando Bolsonaro deixou o Hospital DF Star em Brasília de maneira irregular. Autorizado apenas a se deslocar para um procedimento médico, ele aproveitou para assistir à entrevista de seu médico e posar para aplausos de apoiadores, numa afronta direta às regras estabelecidas pelo STF.
Segundo a Polícia Penal, o trajeto de saída do hospital foi feito em conjunto com o GSI e a Polícia Federal. Para Moraes, essa mistura de órgãos resultou em falhas graves: desembarque em local inadequado e permanência em espaço público sem controle de segurança, o que só reforça o comportamento irresponsável do bolsonarismo.
Na decisão, Moraes deixou claro que todos os próximos deslocamentos de Bolsonaro deverão ser organizados exclusivamente pela PF ou pela Polícia Penal, sem qualquer participação de agentes do GSI. O órgão ficará restrito apenas à proteção dos familiares do condenado.
O ministro foi direto: “Todo o transporte, deslocamento e escolta de Jair Messias Bolsonaro deverá ser organizado, coordenado e realizado pela Polícia Federal ou Polícia Penal, sem a participação dos agentes do GSI”. A medida reforça a vigilância sobre quem já não tem mais liberdade para brincar de líder político.
Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, por ordem do STF, em investigação que apura suas articulações com o governo Trump para retaliar o Brasil e ministros da Corte. Além disso, já foi condenado a 27 anos de prisão pela trama golpista do 8 de janeiro, crime que deixou marcada a face autoritária e criminosa do bolsonarismo.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.