STF avança em investigação contra Eduardo e Gayer por fake news sobre Banco do Brasil

Portal Plantão Brasil
18/9/2025 16:07

STF avança em investigação contra Eduardo e Gayer por fake news sobre Banco do Brasil

0 0 0 0

3602 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quarta-feira (17) ampliar o cerco contra a extrema direita. Atendendo a um pedido do deputado Reimont (PT-RJ), Moraes determinou que os ataques promovidos por Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Gustavo Gayer (PL-GO) sejam investigados dentro do mesmo inquérito em que o “03” já responde por conspiração contra o Brasil.

Na representação, Reimont aponta que as falas de Eduardo e Gayer foram deliberadamente falsas, com o objetivo de induzir comportamento econômico artificial, como incentivar a retirada de recursos de bancos públicos, em especial do Banco do Brasil. Em uma dessas declarações, Eduardo Bolsonaro chegou a afirmar que, se o Brasil não obedecesse sanções de Donald Trump, o Banco do Brasil seria excluído de relações internacionais e levado à falência. Já Gayer incitou correntistas a sacar dinheiro alegando que Moraes iria “quebrar o país”.

O parlamentar do PT ressalta que essas condutas podem configurar crimes como associação criminosa, organização criminosa, crimes contra a economia popular, contra a ordem econômica e disseminação de fake news sobre o sistema financeiro nacional. A ação foi anexada ao Inquérito 4995, que já apura a conduta de Eduardo Bolsonaro por coação no curso do processo, obstrução de investigações ligadas a organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

O pedido apresentado inclui medidas cautelares duras: suspensão do passaporte e proibição de emissão de novos documentos de viagem; proibição de contato com outros investigados da rede de desinformação; bloqueio e desmonetização de perfis digitais usados para espalhar fake news; quebra de sigilos de e-mails, aplicativos e redes sociais; e até a suspensão do mandato parlamentar, com comunicação à Câmara dos Deputados.

A decisão de Moraes reforça a necessidade de conter a máquina de desinformação e terrorismo econômico montada pelo bolsonarismo, que tenta sabotar as instituições democráticas e criar pânico na população. Com isso, os ataques irresponsáveis de Eduardo Bolsonaro e Gustavo Gayer passam a ser investigados com ainda mais rigor.

Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians