Paulinho da Força tenta maquiar anistia e prepara salvo-conduto para Bolsonaro

Portal Plantão Brasil
19/9/2025 10:00

Paulinho da Força tenta maquiar anistia e prepara salvo-conduto para Bolsonaro

0 0 0 0

489 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), relator do chamado PL da Anistia, afirmou que o texto não deve conceder perdão amplo aos golpistas de 8 de janeiro, mas sim reduzir as penas já impostas. A declaração, dada em entrevista à rádio CBN, mostra a tentativa de maquiar a proposta para evitar o desgaste político, rebatizando-a de “PL da Dosimetria”.

Segundo Paulinho, a ideia é alterar o nome do projeto, argumentando que não se trata mais de “anistia”, mas de uma iniciativa para suavizar punições. Essa manobra, no entanto, soa como uma forma disfarçada de beneficiar desde financiadores e organizadores até figuras centrais como Jair Bolsonaro, já condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 27 anos de prisão, além de militares que ainda aguardam julgamento.

Na quarta-feira (17), a Câmara dos Deputados aprovou, em regime de urgência, a tramitação da proposta, acelerando o processo e evitando análise pelas comissões. O texto-base utilizado para essa manobra foi apresentado por Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), outro aliado da extrema-direita, embora ainda não esteja definido se será essa a versão final a ser votada.

Como relator, Paulinho da Força assumiu a tarefa de articular um substitutivo capaz de contemplar interesses diversos. Ao invés de punir exemplarmente quem atacou a democracia, sua proposta tenta “equilibrar” a situação, reduzindo penas e oferecendo vantagens até mesmo a figuras que planejaram o golpe. Isso inclui Bolsonaro e seus cúmplices, numa clara afronta à Justiça.

Para justificar a medida, Paulinho fala em “pacificação nacional”, alegando que o Brasil precisa superar as divisões políticas desde os episódios de janeiro de 2023. Na prática, sua fala ecoa o discurso da extrema-direita, que deseja apagar crimes cometidos contra a democracia em nome de uma falsa reconciliação.

O projeto deve enfrentar forte resistência no Congresso e no Supremo Tribunal Federal. Para além do discurso de conciliação, o que está em jogo é se o país vai permitir mais uma brecha para livrar Bolsonaro e os responsáveis pela maior tentativa de golpe da história recente, ou se vai afirmar de vez que crime contra a democracia não compensa.

Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians