2383 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Nos últimos dias, circulou nas redes sociais um boato de que a Receita Federal passaria a notificar, a partir de 2026, adultos que ainda vivem com os pais. A informação é completamente falsa.
Segundo a fake news, o órgão tributário usaria inteligência artificial e cruzamento de dados de contratos de aluguel, contas de consumo e movimentações bancárias para identificar pessoas que teriam condições de viver sozinhas, mas permanecem morando com a família.
O texto enganoso ainda afirmava que pais e filhos poderiam ser notificados em diferentes situações, criando um clima de pânico infundado entre usuários da internet.
A Receita Federal desmentiu a informação e esclareceu que não existe qualquer tipo de fiscalização ou projeto com esse propósito. O órgão reforçou que notícias falsas como essa apenas desinformam e atrapalham a comunicação com a sociedade.
Mais uma vez, fica evidente a importância de checar a veracidade de conteúdos antes de compartilhá-los, especialmente em tempos em que boatos são usados para criar medo ou gerar instabilidade.
Com informações do UOL
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.