2503 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), exaltou o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Assembleia Geral da ONU, classificando-o como “corajoso e verdadeiro”. Em publicação nas redes sociais, a parlamentar ressaltou que Lula defendeu perante o mundo a soberania nacional, o multilateralismo, a democracia e o enfrentamento à desigualdade. “Tenho muito orgulho de fazer a caminhada política com este homem de coragem, que tem causa e sabe o que quer da política. Discurso maravilhoso que honra o nosso país!”, afirmou Gleisi.
Em sua fala em Nova York, Lula reforçou a defesa intransigente da soberania brasileira, reagindo às tarifas impostas pelos Estados Unidos, que classificou como “arbitrárias”. O presidente foi enfático ao declarar que “nossa democracia e nossa soberania são inegociáveis”, em uma clara mensagem contra tentativas de interferência em instituições nacionais.
Lula também denunciou forças autoritárias que “cultuam a violência e cerceiam a imprensa”, criticou a “extrema direita subserviente” que fomenta ingerências externas e defendeu a regulação internacional das plataformas digitais. Na parte final, reafirmou sua posição sobre o conflito em Gaza, classificando a ofensiva israelense como genocídio e defendendo o reconhecimento do Estado da Palestina.
Corajoso e verdadeiro o pronunciamento do presidente @LulaOficial na ONU. Defendeu perante o mundo a soberania nacional, o multilateralismo, a democracia, a paz e o enfrentamento à desigualdade. Tenho muito orgulho de fazer a caminhada política com este homem de coragem, que tem…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) September 23, 2025