1489 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O advogado-geral da União, Jorge Messias, avaliou que o diálogo entre os presidentes Lula e Donald Trump representa um "novo momento" na relação entre Brasil e Estados Unidos. Messias, que teve seu visto de entrada nos EUA cancelado pela administração Trump, tratou o assunto como "página virada" durante participação em seminário no Rio de Janeiro. "Visto é um ato de império de cada estado. Não vou atrás disso. Acredito que hoje já é um novo dia", declarou o chefe da AGU a jornalistas.
As declarações ocorrem em um contexto de retaliações americanas que incluíram a suspensão de vistos de ministros do STF e a imposição de tarifas de 50% sobre exportações brasileiras. As sanções foram uma resposta ao julgamento da trama golpista que condenou Jair Bolsonaro e outros réus. O principal alvo das medidas foi o ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito no Supremo, que teve bens bloqueados nos EUA pela Lei Magnitsky.
Recentemente, a ofensiva se estendeu à esposa do magistrado, Viviane Barci de Moraes. Apesar das tensões, o governo Lula mantém negociações com autoridades norte-americanas para reverter as tarifas, enquanto implementa o crédito de R$ 30 bilhões do Plano Brasil Soberano como resposta econômica.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.