3573 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados abriu nesta terça-feira (23) um processo contra o bolsonarista Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que pode resultar na cassação de seu mandato. A queixa aponta que o deputado, atualmente vivendo nos Estados Unidos, atuou em defesa de sanções estrangeiras contra o Brasil com o objetivo de “desestabilizar as instituições republicanas”.
O pedido foi feito pelo PT, que acusa Eduardo de usar sua influência para prejudicar autoridades brasileiras e produtos nacionais, em articulação golpista alinhada ao trumpismo. Agora, caberá ao Conselho avaliar se o parlamentar quebrou o decoro. O presidente do órgão, Fabio Schiochet (União-SC), definirá até sexta-feira (26) o relator do caso, que terá dez dias úteis para apresentar parecer preliminar.
Além dessa frente, Eduardo também está em risco por acúmulo de faltas não justificadas desde agosto. A tentativa de aliados de livrá-lo de punição, ao indicá-lo para a liderança da minoria, foi barrada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Assim, o deputado segue acumulando ausências, o que pode levar a uma segunda cassação, por faltas, já em 2026.
Em paralelo, Eduardo enfrenta investigação no Supremo Tribunal Federal (STF) por coação no curso de processo. A Procuradoria-Geral da República denunciou o parlamentar e o blogueiro Paulo Figueiredo por conspirar para pressionar ministros do STF e influenciar investigações que atingem Jair Bolsonaro. Segundo a PGR, Eduardo usou as sanções impostas pelo governo Trump como forma de chantagem política.
O STF deu prazo de 15 dias para que o deputado apresente defesa. Já no âmbito da Câmara, o processo pode durar até 90 dias úteis, mas parlamentares avaliam que será concluído antes. A depender do relatório final, Eduardo pode receber desde uma advertência até a perda definitiva do mandato.
A abertura do processo reforça a pressão sobre um dos filhos de Jair Bolsonaro, acusado de agir contra o próprio país em busca de blindar o pai e manter viva a narrativa golpista da extrema-direita.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.