525 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A pesquisa Pulso Brasil/Ipespe, divulgada nesta quinta-feira (25), revelou que a percepção da população sobre o noticiário envolvendo o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva melhorou em setembro. O levantamento entrevistou 2.500 pessoas entre os dias 19 e 22, em todas as regiões do país, com margem de erro de dois pontos percentuais.
Segundo os dados, 38% avaliaram que as notícias recentes foram favoráveis ao governo, enquanto 35% consideraram que foram desfavoráveis. Outros 19% classificaram a cobertura como neutra e 7% não souberam responder.
Entre os fatos mais lembrados pela população, destacam-se o “tarifaço” do presidente dos EUA, Donald Trump (9%), e as irregularidades no INSS (5%). Já a posição firme de Lula contra a chamada “PEC da blindagem” e suas declarações sobre o tarifaço foram citadas por 4% cada.
Questões sociais também apareceram no radar: o vale-gás foi lembrado por 3% dos entrevistados. Outros temas, como a redução do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, a condenação de Jair Bolsonaro, a queda do desemprego e ações na área da saúde, foram mencionados por 1% a 2%.
Já pautas como Bolsa Família, educação, energia solar, Minha Casa Minha Vida, COP30 e novos acordos comerciais tiveram menções inferiores a 1%. O levantamento ainda revelou que 64% dos entrevistados não souberam citar espontaneamente nenhuma notícia sobre o governo no período.

A pesquisa foi realizada antes de dois momentos políticos de grande impacto: as manifestações do último domingo (21) e o discurso de Lula na abertura da Assembleia Geral da ONU. Ambos não foram refletidos nos resultados.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.