3065 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara uma conversa decisiva com Donald Trump para expor que o golpe contra a democracia brasileira não se resumiu à invasão golpista de 8 de janeiro de 2023. Segundo sua equipe, Lula deixará claro que houve um plano articulado, com reuniões no Palácio da Alvorada e até projetos de assassinato contra ele, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
A avaliação do governo é que Trump foi induzido a acreditar que os ataques em Brasília foram apenas uma cópia da invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021, o que reduziria a gravidade dos fatos. Lula, no entanto, quer esclarecer que o objetivo real dos bolsonaristas era impedir sua posse e atacar o sistema eleitoral, em um golpe de Estado completo.
O presidente já antecipou que não discutirá com Trump o julgamento de Jair Bolsonaro no STF. Para Lula, decisões sobre o ex-mandatário são competência do Judiciário e não cabem a negociações políticas. Mas, para a democracia brasileira, considera fundamental corrigir a versão distorcida que chegou ao republicano.
A estratégia do Planalto prevê que, antes de um eventual encontro presencial, os dois líderes conversem por telefone. A expectativa é que a ligação ocorra ainda nesta semana, já que Trump demonstrou disposição para esse diálogo direto.
Caso não se encontrem antes, a reunião presencial pode ocorrer no fim de outubro, durante a 47ª Cúpula da Asean, na Malásia. Além da pauta política e institucional, auxiliares de Lula acreditam que Trump dará prioridade a questões comerciais, pressionado pela alta da inflação nos Estados Unidos.
O governo brasileiro enxerga nesse diálogo uma oportunidade de desarmar as mentiras plantadas pelo bolsonarismo e reafirmar que o Brasil derrotou uma conspiração contra a democracia, com Lula eleito legitimamente pelo voto popular.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.