Amorim adverte Trump: Lula não aceitará humilhação em encontro

Portal Plantão Brasil
30/9/2025 09:52

Amorim adverte Trump: Lula não aceitará humilhação em encontro

0 0 0 0

2376 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O ex-chanceler Celso Amorim, atual assessor especial do presidente Lula para relações internacionais, deixou claro que o mandatário brasileiro não tolerará qualquer tipo de constrangimento em um eventual encontro com o presidente norte-americano Donald Trump. Em declarações contundentes à Folha de S.Paulo, Amorim afirmou que "Lula jamais se deixará humilhar por Trump. Essa possibilidade não existe, pode tirar da cabeça", numa referência aos episódios em que outros líderes como o ucraniano Zelensky e o sul-africano Ramaphosa foram alvo de situações embaraçosas.

A diplomacia brasileira já trabalha nos bastidores para viabilizar um encontro presencial, possivelmente durante a cúpula da Asean na Malásia em outubro, adotando cautelas extras como uma ligação prévia entre os dois presidentes antes do face a face. Amorim reconheceu que Trump demonstrou interesse na aproximação ao elogiar Lva espontaneamente na ONU e mencionar uma "excelente química" entre ambos, mas deixou claro que o governo brasileiro não facilitará.

O experiente diplomata, que completa 83 anos, manteve otimismo ao afirmar que "o contato pessoal sempre é muito importante, ele pode mudar tudo", enquanto sinalizou que o Brasil espera que o plano de Trump para Gaza possa evoluir para a criação de um Estado palestino, solução defendida historicamente pela política externa brasileira.

Com informações da Folha de S.Paulo

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians