1726 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O aguardado encontro entre Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump ainda não tem data para acontecer. Embora diplomatas do Brasil e dos Estados Unidos mantenham contatos, a Casa Branca não definiu oficialmente os representantes que irão conduzir a negociação, o que inviabiliza até agora qualquer definição sobre local, data ou mesmo se a conversa será presencial ou virtual.
Do lado brasileiro, tanto o Itamaraty quanto a assessoria internacional do Planalto já estão prontos para organizar os trâmites. O problema é a ausência de um interlocutor oficial indicado pelo governo estadunidense, que mantém o processo travado.
A expectativa natural seria de que o secretário de Estado, Marco Rubio, assumisse esse papel. No entanto, sua postura hostil em relação a Lula e ao Supremo Tribunal Federal (STF) torna improvável que seja o escolhido para liderar o diálogo.
Poucos dias depois do aceno de Trump a Lula durante a Assembleia-Geral da ONU, o vice-presidente Geraldo Alckmin chegou a realizar uma reunião virtual com o secretário do Comércio dos EUA, Howard Lutnick. O encontro, porém, não avançou sobre os detalhes da futura reunião presidencial.
Segundo diplomatas envolvidos, ainda que setores do governo norte-americano insistam em manter ataques retóricos contra Lula, isso não deve inviabilizar a possibilidade de uma conversa direta entre os dois presidentes.
O atraso é explicado pelas turbulências internas nos Estados Unidos. Trump enfrenta um “shutdown” que paralisou parte dos serviços públicos e tem exigido respostas imediatas. Além disso, a Casa Branca ainda precisa lidar com o pós-guerra em Gaza, o que deixa a relação com o Brasil momentaneamente em segundo plano.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.