STF mantém denúncia contra Sergio Moro por calúnia a Gilmar Mendes

Portal Plantão Brasil
4/10/2025 13:08

STF mantém denúncia contra Sergio Moro por calúnia a Gilmar Mendes

0 0 0 0

1915 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal formou maioria para manter Sergio Moro como réu em ação penal por calúnia contra o ministro Gilmar Mendes, rejeitando o recurso da defesa do senador e confirmando a denúncia da Procuradoria-Geral da República. O julgamento, que se estende até 10 de outubro no plenário virtual, já conta com os votos de Cármen Lúcia - relatora do caso - e dos demais ministros da Turma, incluindo Cristiano Zanin, que durante a Lava Jato atuou como advogado de Lula em embates diretos com o então juiz Moro. A decisão baseia-se em declarações do parlamentar durante festa junina em 2022, quando afirmou em vídeo que seria possível "comprar um habeas corpus" do ministro Gilmar Mendes.

Moro, procurado pela imprensa, declarou confiar na "improcedência" da acusação nas próximas etapas do processo, enquanto sua defesa sustenta que as falas foram uma "piada infeliz" descontextualizada e editada de forma "maldosa". A PGR, no entanto, argumenta que o ex-magistrado agiu com o propósito claro de "macular a imagem e a honra objetiva" do ministro do STF, buscando descredibilizar sua atuação na corte.

Caso seja condenado a mais de quatro anos de prisão, o senador poderá perder seu mandato parlamentar, em um desfecho que representaria uma reviravolta histórica para quem já foi um dos juízes mais poderosos do país.

Com informações do jornal O Globo

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians