Sabino desafia União Brasil e mantém cargo com apoio de Lula

Portal Plantão Brasil
4/10/2025 19:09

Sabino desafia União Brasil e mantém cargo com apoio de Lula

0 0 0 0

2922 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O ministro do Turismo, Celso Sabino, decidiu permanecer no governo Lula mesmo sob ameaça de expulsão do União Brasil, revertendo uma carta de demissão que havia entregue anteriormente devido às pressões partidárias. A mudança de posição ocorreu após 46 dos 59 deputados da legenda na Câmara assinarem um documento defendendo sua continuidade no comando da pasta, demonstrando a divisão interna no partido e o interesse da bancada em manter o acesso a um ministério considerado estratégico. O gesto revela também uma disposição de setores do Centrão em se aproximar do governo Lula visando as eleições de 2026, mesmo que as cúpulas partidárias apoiem oficialmente a candidatura do governador Tarcísio de Freitas.

Nos bastidores, Sabino teria ficado descontente com a antecipação do processo de expulsão pelo partido, que deveria ocorrer apenas após seu retorno da viagem ao Pará com o presidente Lula. Os recentes gestos públicos de apoio de Lula ao ministro, que pretende concorrer ao Senado em 2026 com respaldo do Planalto, fortaleceram sua posição e criaram um precedente que pode influenciar outros ministros pressionados a deixar o governo, como André Fufuca do Esporte, em um movimento que expõe as fissuras na base aliada e a complexa articulação política em torno da sucessão presidencial.

Com informações de O Estado de S. Paulo

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians