1770 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O vice-presidente Geraldo Alckmin revelou que o presidente Donald Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio como interlocutor oficial para negociar o fim do tarifaço contra produtos brasileiros, em uma demonstração concreta de abertura após a videochamada com Lula que classificou como "melhor do que esperávamos".
Alckmin destacou que o presidente brasileiro conseguiu incluir na pauta não apenas as tarifas de 50%, mas também as sanções a ministros do STF e o cancelamento de vistos de autoridades, temas que Trump aceitou "rediscutir". A conversa de 30 minutos, que contou com a participação do ministro Fernando Haddad, representou um avanço diplomático significativo ao estabelecer um canal direto de negociação no mais alto nível.
O anúncio consolida a retomada do diálogo que começou com o encontro casual na ONU, quando ambos os presidentes detectaram uma "química" positiva que agora se transforma em ação concreta. A designação de Rubio - figura central no governo Trump - como interlocutor específico para as tarifas indica que o tema será tratado com a urgência que o Brasil espera, abrindo caminho para um possível encontro presencial na cúpula da Asean na Malásia ainda este mês.
A troca de telefones entre Lula e Trump, destacada por Alckmin como sinal positivo, sugere que o canal direto entre os presidentes permanecerá aberto para destravar impasses, em uma virada estratégica após meses de tensão comercial e retórica inflamada.
Com informações do jornal O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.