1800 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Banco Mundial divulgou nesta terça-feira (7) que a economia brasileira deve crescer 2,4% em 2025, com projeção de 2,2% para 2026. Apesar da desaceleração em relação a 2024, quando o crescimento foi de 3,4%, o Brasil segue acima da média da América Latina e Caribe, que avançará 2,3% este ano — novamente o pior desempenho regional do mundo.
Em abril, a projeção para o Brasil em 2025 era menor, de 2,1%. A revisão para cima mostra a resiliência da economia nacional em meio a um cenário internacional desfavorável, marcado pelo arrefecimento global, queda nos preços das commodities e instabilidade geopolítica. Para 2026, a previsão regional é de 2,5%.
Entre os destaques, a Argentina surpreende: depois de registrar retração de -1,3% em 2024, deve crescer 4,6% em 2025. Já o México deve avançar apenas 0,5%. Segundo o Banco Mundial, os bancos centrais da região têm lidado de forma competente com a inflação, mas o “último quilômetro” no controle de preços está se mostrando mais difícil do que o esperado.
Susana Cordeiro Guerra, recém-nomeada vice-presidente do BM para a região, destacou que os governos latino-americanos têm mantido estabilidade mesmo em meio a crises, mas defendeu a necessidade de acelerar reformas estruturais. O relatório aponta que a queda prevista de 10% nas commodities em 2025 e de mais 5% em 2026 pode prejudicar setores estratégicos.
O Banco Mundial recomenda fortalecer empresas de médio e grande porte, capazes de gerar empregos e inovação, já que a predominância de microempresas familiares limita o crescimento. Segundo o economista William Maloney, cerca de 30% das empresas na região querem expandir, mas enfrentam barreiras como a falta de mão de obra qualificada e universidades pouco integradas ao setor privado.
Quanto ao impacto da inteligência artificial, o BM avalia que a substituição de empregos não deve ser significativa no médio prazo. O desafio central, segundo Maloney, é garantir que a região participe ativamente da revolução tecnológica e não fique estagnada, empatada com a África em cooperação entre academia e setor produtivo.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.