1374 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará, no próximo dia 13 de outubro, do Fórum Mundial da Alimentação, em Roma, organizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). A viagem reforça a liderança internacional do Brasil em temas centrais de sua presidência no G20: a erradicação da fome e o combate à pobreza.
De acordo com o Itamaraty, Lula fará o discurso de abertura do encontro e, em seguida, participará da reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O convite foi feito em julho pelo diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, que celebrou o fato de o Brasil ter saído do Mapa da Fome graças às políticas retomadas pelo governo.
Além do Fórum, o presidente terá reunião bilateral com o chefe da FAO e pode realizar outros encontros diplomáticos durante sua passagem pela Itália. Também participará da inauguração da sede dos mecanismos de apoio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa proposta pelo Brasil no âmbito do G20, voltada à aceleração de políticas de combate à miséria.
A Aliança já reúne quase 200 membros entre países, organizações multilaterais, universidades e bancos de desenvolvimento, com novos pedidos de adesão vindos da África, América Latina, Sudeste Asiático e Oriente Médio. Etiópia, Haiti, Quênia, Palestina, Ruanda e Zâmbia já têm planos prontos, voltados para alimentação escolar, nutrição materna, agricultura familiar e transferência de renda.
Os primeiros resultados devem ser apresentados em novembro, na Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social da ONU, quando ocorrerá a primeira reunião de alto nível da Aliança. O Brasil também prepara, para a COP30 em Belém, uma proposta de declaração conjunta sobre combate à fome, à pobreza e às mudanças climáticas.
Com essa participação em Roma, Lula reforça o protagonismo do Brasil como referência mundial em segurança alimentar e no equilíbrio entre desenvolvimento econômico e justiça social, consolidando a imagem do país como liderança global nas políticas de inclusão.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.