2488 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Departamento de Estado do governo Donald Trump confirmou nesta quinta-feira (9) que o secretário Marco Rubio conversou por telefone com o chanceler brasileiro Mauro Vieira. O diálogo, segundo comunicado oficial, teve como foco preparar o próximo encontro entre Lula e Trump, fortalecendo a agenda econômica bilateral.
“O Secretário de Estado, Marco Rubio, manteve uma conversa telefônica positiva com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, para coordenar os próximos passos após a conversa de segunda-feira entre o Presidente Donald J. Trump e o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, diz a nota.
O comunicado informa que Rubio e Vieira devem se encontrar em breve, em Washington, para discutir diretamente o tarifaço decretado por Trump e estabelecer um mecanismo bilateral de negociações. O texto ignorou completamente qualquer referência à situação do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado no Brasil a 27 anos de prisão por liderar uma organização criminosa e tentar um golpe de Estado.
Mais cedo, o Itamaraty também havia confirmado a ligação, ressaltando que a conversa ocorreu em clima positivo e que as equipes de ambos os países já estão alinhando agendas para o encontro presencial. Vieira foi convidado a integrar a delegação que discutirá os pontos prioritários da relação Brasil-EUA, em especial os temas econômicos e comerciais.
Na prática, a movimentação reforça o protagonismo de Lula no cenário internacional, ao colocar o Brasil no centro de negociações estratégicas com Washington e ao mesmo tempo ignorar as pressões da extrema-direita para transformar em pauta diplomática a situação judicial de Jair Bolsonaro.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.