2936 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), subiu o tom contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), após a derrubada da Medida Provisória 1303/25, na última quarta-feira (8). Segundo a ministra, é “vergonhoso” o governador fingir que não teve participação ativa na sabotagem da proposta que buscava taxar super-ricos, fintechs e empresas de apostas.
“É vergonhoso o governador Tarcísio fingir que não atuou para sabotar a MP 1303, quando até o líder da oposição agradeceu a ele. O que Tarcísio quer esconder do eleitor é que ele é o candidato dos bilionários, das bets e dos golpistas. Não pensa no povo nem no país”, afirmou Gleisi, lembrando que a sabotagem da proposta atende exclusivamente aos interesses das elites e da extrema-direita.
A crítica da ministra se soma à reação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que destacou que a derrota no Congresso não foi do governo, mas sim do povo brasileiro. “Essa medida reduzia distorções ao cobrar a parte justa de quem ganha e lucra mais. Dos mais ricos”, disse Lula em suas redes sociais.
A MP previa a unificação da tributação sobre todas as aplicações financeiras em 18% e o aumento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) de determinadas instituições financeiras, além de atacar privilégios do 1% mais rico da população. O texto ainda contemplava mudanças que beneficiavam setores como o agronegócio e o imobiliário, mas mesmo assim foi enterrado.
A votação terminou com 251 votos pela derrubada da medida e 193 pela sua manutenção, representando um duro golpe na estratégia econômica do governo federal para garantir equilíbrio fiscal e financiar políticas sociais. Para o relator da MP, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), a derrota se deveu à articulação direta de Tarcísio, que telefonou para líderes e presidentes partidários para enterrar o texto.
“O governador de São Paulo mobilizou presidentes de partido para que houvesse uma nova visão sobre esta MP”, lamentou Zarattini, reforçando que os recursos eram fundamentais para manter a meta fiscal e assegurar a sustentabilidade das contas públicas.
Veja a postagem de Gleisi Hoffmann no X:
:É vergonhoso o governador Tarcísio fingir que não atuou para sabotar a MP 1303, quando até o líder da oposição agradeceu a ele. O que Tarcísio quer esconder do eleitor é que ele é o candidato dos bilionários, das bets e dos golpistas. Não pensa no povo nem no país.
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) October 9, 2025