2258 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou nesta quinta-feira (9) a importância da montadora chinesa BYD para o Brasil e criticou a Ford, dos Estados Unidos, por ter abandonado o país. A fala ocorreu durante a inauguração da linha de montagem de veículos da empresa em Camaçari (BA), que recebeu investimento de R$ 5,5 bilhões e promete ser o maior complexo da marca fora da Ásia.
Lula elogiou o CEO da BYD, Wang Chuanfu, a quem chamou de “gênio do carro elétrico”. O executivo participou do evento, que marcou o início da produção de veículos elétricos e híbridos no Brasil. “O fato de a Ford ter nos deixado e o fato de ele ter vindo para cá... Deus escreve certo por linhas tortas. Temos que ganhar essa substituição, porque essa é a tecnologia mais importante”, afirmou o presidente, acrescentando que a empresa “certamente” produzirá modelos acessíveis aos trabalhadores brasileiros.
O petista destacou que o Brasil não ficará restrito ao mercado interno e quer expandir a exportação de veículos para outros continentes. “Queremos vender no continente africano, indo da Cidade do Cabo a Cabo Verde. Queremos daqui do Brasil continuar a vender carro para o mundo todo”, declarou.
Segundo o Planalto, a nova fábrica terá capacidade de produzir 150 mil veículos por ano na primeira fase, com expansão para 300 mil unidades. Atualmente, já foram contratados 350 trabalhadores, número que deve chegar a 2 mil em poucas semanas. No auge da operação, o complexo terá potencial de gerar 20 mil empregos, diretos e indiretos.
Para Lula, a saída da Ford, que deixou o Brasil em 2021 após mais de um século de operações, abriu caminho para um investimento ainda mais estratégico. “Lamentamos muito a saída da Ford, mas como Deus escreve certo por linhas tortas, o que veio ao Brasil será melhor do que os que saíram do Brasil”, disse.
A BYD, maior fabricante de veículos elétricos e híbridos do mundo, aposta em Camaçari para transformar o Brasil em plataforma de exportação global e polo de inovação tecnológica na indústria automobilística.
Veja o vídeo:
Foi um prazer estar com os trabalhadores da BYD. Desejo muito sucesso a cada um de vocês ??
— Lula (@LulaOficial) October 9, 2025
?? @ricardostuckert pic.twitter.com/ZzkLSzUDgl