1912 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Roma para uma agenda diplomática de alto nível que inclui seu primeiro encontro com o papa Leão XIV. O encontro no Vaticano, marcado para esta segunda-feira (13), terá como um dos principais objetivos consolidar o convite para que o pontífice participe da COP30, que será realizada em Belém do Pará em novembro. Esta é a terceira vez que o governo brasileiro insiste no convite, após tentativas anteriores do vice-presidente Geraldo Alckmin e da ministra Marina Silva, mostrando a importância estratégica que o Brasil atribui à presença do líder religioso na conferência climática.
Além do encontro papal, Lula participará de eventos da FAO, onde inaugurará a sede do secretariado da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza - iniciativa lançada pelo Brasil durante sua presidência do G20 em 2024. Acompanhado pelos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Paulo Teixeira (Agricultura Familiar) e Wellington Dias (Combate à Fome), o presidente reforça a posição do país como articulador global de projetos sociais replicáveis. Em suas redes sociais, Lula destacou o compromisso com a segurança alimentar mundial, em uma agenda que consolida o relançamento do Brasil no cenário internacional e sua liderança em temas ambientais e sociais.
???????? Lula chega à Itália para participar do Fórum Mundial da Alimentação e da Segunda Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
— Eixo Político (@eixopolitico) October 12, 2025
O presidente brasileiro vai aproveitar a viagem para se reunir pela primeira vez com o Papa Leão XIV no Vaticano. pic.twitter.com/EwbbMV1zgc