1878 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Uma empresa ligada ao senador Marcos Pontes (PL-SP) utilizou um espaço da Força Aérea Brasileira (FAB) para promover pacotes de turismo de aventura durante o Domingo Aéreo, realizado há duas semanas no Campo de Marte, em São Paulo. O evento, que reuniu mais de 230 mil pessoas, é um dos maiores da aviação nacional e tem caráter educativo, mas o estande da Agência Marcos Pontes chamou atenção por exibir materiais promocionais e até livros do senador.
No espaço, o público encontrou fotos de voos turísticos, um painel com o site da empresa e a oferta de pacotes internacionais, como voos em caças MIG-29 na Rússia e uma expedição à Islândia para observar o eclipse total do sol e a aurora boreal. Uma funcionária confirmou que a empresa é administrada por Pontes e pelo empresário Marcos Palhares, apresentando-se como “a única brasileira especializada em turismo exclusivo”.
A FAB, em nota, afirmou que o convite foi feito à Fundação Astronauta Marcos Pontes, e não à empresa de turismo, ressaltando que o evento tem caráter “cultural e educativo” e que diversos espaços foram abertos a entidades civis e empresas ligadas à aviação.
Pontes, por sua vez, negou exercer qualquer função administrativa na empresa e disse que não participou do evento. Segundo o senador, a presença do estande “foi uma iniciativa espontânea” de seu sócio, com o objetivo de “inspirar o público” sobre o turismo espacial.
No entanto, especialistas alertam para possível irregularidade. O jurista Vitor Rhein Schirato, professor da USP, afirmou que a situação pode configurar ato de improbidade administrativa, uma vez que a Constituição proíbe parlamentares de manter vínculos com empresas que obtenham benefícios de órgãos públicos. Caso confirmado, o episódio pode implicar responsabilidade tanto para Pontes quanto para a FAB, que cedeu o espaço sem critérios públicos definidos.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.