471 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Os deputados Márcio Jerry (PCdoB-MA) e Rubens Pereira Júnior (PT-MA), vice-líderes do governo Lula na Câmara dos Deputados, pediram nesta segunda-feira (13) que o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), acione a Polícia Federal para investigar uma possível espionagem ilegal contra parlamentares.
A denúncia foi formalizada em um ofício enviado à Presidência da Câmara, no qual os dois relatam que circulam informações sobre gravações de áudio clandestinas envolvendo integrantes do governo e aliados no Congresso. Segundo eles, os registros fariam parte de um inquérito conduzido pela Polícia Civil do Maranhão, o que levanta suspeitas de uso político da estrutura policial estadual.
No documento, os parlamentares afirmam que foram informados de que seus nomes constam entre os alvos das gravações e atribuem ao governador Carlos Brandão (PSB) a responsabilidade pelo suposto uso indevido do aparato público. “Diante de tais revelações, pede-se a urgente tomada de providências, inclusive com encaminhamento para a PF apurar possível prática de crimes, tendo como vítimas parlamentares federais”, diz o texto.
Os deputados pedem também uma “defesa enérgica” da Câmara diante da gravidade da situação, alertando que o episódio pode representar uma tentativa de constranger a base governista e interferir na articulação política do Planalto. A suspeita surge num momento de reorganização da base aliada, liderada pela ministra Gleisi Hoffmann, e de tensão com parte do Centrão.
Em nota, o governo do Maranhão negou qualquer envolvimento. A Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA) afirmou que “jamais houve investigação que envolva o deputado federal Márcio Jerry e todos os demais por ele relacionados”. A Polícia Civil também negou a realização de escutas ou perícias e classificou como falsa a acusação de uso político da corporação.
Dias antes do ofício enviado à Câmara, Márcio Jerry já havia protocolado uma denúncia no Ministério Público do Maranhão, pedindo apuração sobre o possível uso indevido da Polícia Civil para perseguir adversários e intimidar aliados do governo federal. O caso deve agora ganhar nova dimensão com o pedido de intervenção da PF.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.