FMI eleva previsão de crescimento do Brasil para 2025: PIB deve avançar 2,4%

Portal Plantão Brasil
14/10/2025 13:57

FMI eleva previsão de crescimento do Brasil para 2025: PIB deve avançar 2,4%

0 0 0 0

1875 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou sua projeção para a economia brasileira em 2025, prevendo agora um crescimento de 2,4% do PIB, superando até a estimativa oficial do governo Lula, que é de 2,3%. O otimismo do relatório Perspectiva Econômica Global, divulgado nesta terça-feira (14), reconhece a resistência da atividade econômica mesmo diante de uma taxa de juros restritiva de 15% e do cenário internacional desafiador com as tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump. O Ministério da Fazenda também mantém sua expectativa otimista para 2026, com crescimento de 2,4%.

Contudo, o FMI projetou uma desaceleração para o Brasil em 2026, com o PIB caindo para 1,9%, citando o impacto das tarifas unilaterais de Trump e sinais de moderação da atividade em meio a políticas monetária e fiscal apertadas. O relatório destacou que condições externas estão se tornando mais desafiadoras e que o espaço fiscal restrito limita a capacidade de estímulos.

Apesar desses ventos contrários, o desempenho do Brasil contribuiu para a revisão positiva do crescimento dos países emergentes, puxada em parte por uma produção agrícola recorde no país. A inflação no Brasil deve fechar o ano em 5,2%, acima do centro da meta, mas dentro do limite de tolerância.

Com informações da Reuters

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians