455 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Durante sua passagem por Roma nesta segunda-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o deputado italiano Angelo Bonelli, o parlamentar responsável por denunciar o paradeiro da bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) às autoridades italianas. Graças à denúncia, Zambelli — então foragida da Justiça brasileira — foi localizada e presa pela polícia da Itália, onde segue detida enquanto aguarda a conclusão de seu processo de extradição.
Bonelli, integrante do partido Europa Verde, relatou em julho que entrou em contato direto com a Polícia Nacional Italiana após confirmar o endereço da deputada. “Eu liguei para a polícia para informar onde estava Carla Zambelli. Duas horas e meia depois, a polícia confirmou que ela estava no apartamento e aplicou o pedido da Interpol”, declarou à época.
O parlamentar, que tem atuado para impedir que a Itália sirva de refúgio a criminosos internacionais, defende a extradição imediata da bolsonarista, condenada no Brasil por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça com o auxílio de um hacker. O encontro com Lula ocorreu em meio à intensa agenda do presidente na capital italiana, onde participou da Cúpula da Alimentação da FAO e do lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Miséria.
Bonelli contou à revista Fórum que o contato com o presidente foi breve. “Foi um encontro muito rápido. Fiz uma saudação ao presidente e o presidente falou: ‘muito obrigado’. Somente isso.” Segundo o deputado, o tema Zambelli não chegou a ser mencionado durante a conversa.
Mais cedo, em entrevista a jornalistas em Roma, Lula ironizou a situação da ex-deputada, dizendo que “nem lembrava desse nome”. O presidente foi direto: “Para mim, é uma pessoa que não merece respeito de quem ama a democracia. Ela vai pagar pelo que fez, seja aqui [na Itália] ou no Brasil. É uma questão da Justiça, não minha”.
Veja:
??ÉPICO! Lula ACABA de dar UMA LAPADA na Jornalista da JOVEM PAN ao questionar o presidente Lula sobre a PISTOLEIRA Carla Zambelli: “Nem lembrava desse nome.” ???? pic.twitter.com/Q2mASKrVBg
— Pedro Rousseff (@pedrorousseff) October 13, 2025