Hugo Motta é vaiado em evento e Lula aproveita para criticar o Congresso e o bolsonarismo

Portal Plantão Brasil
15/10/2025 16:28

Hugo Motta é vaiado em evento e Lula aproveita para criticar o Congresso e o bolsonarismo

0 0 0 0

427 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), passou por um constrangimento nesta quarta-feira (15) durante o evento em homenagem ao Dia dos Professores, no Rio de Janeiro. Ao iniciar seu discurso, o aliado do centrão foi recebido com vaias e gritos de “sem anistia” vindos dos educadores presentes, que lotaram o auditório em um ato promovido pelo governo federal.

Surpreso com as reações, Lula se levantou e ficou ao lado de Motta, em um gesto de respeito institucional, mas não deixou de fazer críticas contundentes ao Congresso. “Hugo é presidente desse Congresso e ele sabe que esse Congresso nunca teve o nível tão baixo como tem agora. Essa extrema direita que se elegeu na eleição passada é o que existe de pior”, disse o presidente, sendo aplaudido.



Motta, que não havia sido anunciado oficialmente pelo cerimonial, subiu ao palco a convite do ministro da Educação, Camilo Santana, e tentou adotar um tom conciliador. “Neste Dia Nacional do Professor, é uma honra estar aqui ao lado do senhor, o presidente que mais fez pela educação no Brasil”, afirmou, sendo novamente interrompido por protestos.

Veja o momento quando Motta é vaiado:

O clima político refletiu o desgaste recente entre o Planalto e o Congresso, após a derrubada da Medida Provisória que previa aumento do IOF. Ainda assim, Motta foi cumprimentado por ministros e parlamentares próximos a Lula, como o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ).

Durante seu discurso, Lula também criticou o comportamento de parlamentares bolsonaristas, sem citar nomes, mas em clara referência a Eduardo Bolsonaro, que tem atacado o Brasil no exterior. “Chega de cidadão ir para os Estados Unidos tentar inflar os americanos contra nós. Quem quiser mentir, vá para a casa do chapéu”, afirmou.

O evento contou ainda com as presenças do prefeito Eduardo Paes (PSD), do secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, e dos ministros Camilo Santana, Esther Dweck e Anielle Franco. Apesar das vaias e da tensão política, o governo encerrou a cerimônia reforçando seu compromisso com a valorização dos educadores e a reconstrução da educação pública brasileira.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians