Um verdadeiro constrangimento diplomático. Autoridades americanas expulsaram o deputado golpista Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o empresário Paulo Figueiredo do Departamento de Estado dos Estados Unidos, na última quarta-feira (15). Os dois tentavam interferir no encontro oficial entre o secretário de Estado Marco Rubio e o chanceler brasileiro Mauro Vieira — e acabaram levando um recado direto: “Os EUA agora precisam do Brasil”.
A informação foi revelada pela jornalista Maria Cristina Fernandes, da GloboNews. Segundo ela, Eduardo e Figueiredo chegaram ao local tentando forçar uma reunião com Rubio, mas foram imediatamente desconvidados. “Disseram para eles: mudou a agenda, mudaram as prioridades. Por causa da China, a gente está precisando do Brasil. E puseram os dois para correr”, relatou a jornalista.
. @mcfernandes conta que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) e o blogueiro Paulo Figueiredo “tentaram melar o encontro do (ministro das Relações Exteriores) Mauro Vieira (com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio) naquela ida ao Departamento de Estado, ontem… pic.twitter.com/tBmywUYyJx
A dupla, que vem tentando se projetar politicamente nos Estados Unidos, não conseguiu sequer entrar nas negociações oficiais. Fontes diplomáticas confirmaram que a atitude dos americanos foi um gesto de repúdio à tentativa de sabotagem bolsonarista, já que o encontro entre Rubio e Vieira tratava de acordos comerciais e estratégicos de interesse mútuo entre Brasil e EUA.
Horas depois da expulsão, Eduardo Bolsonaro publicou nas redes sociais um vídeo atacando o Itamaraty e mentindo sobre o conteúdo das conversas, afirmando que “o Brasil não conseguiu nada”. O empresário Paulo Figueiredo repetiu a farsa em entrevista à CNN Brasil, minimizando o sucesso do encontro.
O governo brasileiro, por sua vez, classificou a reunião como “muito melhor do que o imaginado”, destacando que foi o primeiro passo para a reaproximação entre Lula e Trump após meses de atritos comerciais. Enquanto isso, os bolsonaristas saíram dos Estados Unidos humilhados — e com o recado de que o Brasil voltou a ser protagonista no cenário mundial.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.