Zambelli apela à Corte Interamericana e acusa Itália de “violação de direitos”

Portal Plantão Brasil
17/10/2025 18:21

Zambelli apela à Corte Interamericana e acusa Itália de “violação de direitos”

0 0 0 0

3118 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A defesa da deputada Carla Zambelli (PL-SP) apresentou um pedido à Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), alegando que a prisão da parlamentar na Itália viola garantias fundamentais. Presa desde 29 de julho em Roma, Zambelli cumpre pena de 10 anos de prisão por ter invadido sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) — um dos crimes digitais mais graves já cometidos por uma autoridade brasileira.

Segundo o advogado Fábio Pagnozzi, a penitenciária feminina de Rebibbia, onde Zambelli está detida, não oferece tratamento médico adequado. Ele afirmou que a deputada sofre de fibromialgia, doenças cardiovasculares e depressão severa, além de estar em acompanhamento após a retirada de um tumor cerebral. A defesa pede sua libertação imediata ou, ao menos, melhores condições de saúde no cárcere.

O documento enviado à corte internacional foi assinado por senadores e deputados bolsonaristas, como Flávio Bolsonaro, Damares Alves, Magno Malta e Eduardo Girão. O grupo, que tenta transformar a condenação de Zambelli em bandeira política, acusa o Brasil e a Itália de “violar tratados internacionais” — um discurso que tenta mascarar os crimes cometidos pela aliada de Jair Bolsonaro.

Zambelli foi localizada em Roma após denúncia do deputado italiano Angelo Bonelli, do partido Europa Verde, que informou seu paradeiro à polícia. Segundo ele, a bolsonarista dizia estar “intocável” por ter cidadania italiana. “Não é possível que uma pessoa possa falar assim”, declarou Bonelli ao relatar a prisão.

A Justiça italiana, no entanto, tem sido firme: Zambelli já teve três pedidos de liberdade negados, incluindo um de prisão domiciliar, por causa dos fortes indícios de risco de fuga. Enquanto isso, a defesa insiste em transformar o caso em perseguição política, ignorando que a condenação foi resultado de provas robustas e de um processo legítimo.

Com a rejeição dos recursos na Itália, a tentativa de apelar à CIDH é vista por analistas como mais um movimento midiático do bolsonarismo para vitimizar uma de suas figuras mais radicais, que hoje amarga as consequências de seus próprios atos.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians