2443 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Diante de milhares de estudantes reunidos no Ginásio Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou neste sábado (18) a destinação de R$ 108 milhões para ampliar a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP). O investimento permitirá o apoio a até 500 iniciativas comunitárias em 2026, marcando significativa expansão do programa que atualmente beneficia 12 mil estudantes em 384 cursinhos com recursos de R$ 74 milhões.
Em discurso emocionado voltado à juventude, Lula fez um apelo direto: "O Brasil do futuro será melhor do que o Brasil do presente. Ninguém na idade de vocês tem o direito de desistir". O presidente reforçou a importância da persistência diante das dificuldades: "O que faz a vida valer a pena de verdade é a gente ter um objetivo. É a gente ter uma causa e a gente perseguir. Não desistam nunca. O destino somos nós quem traçamos".
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou o caráter transformador da iniciativa: "Essa rede de cursinhos populares já existiu, mas não tinha o apoio do poder público. Foi o presidente Lula que, através de um decreto, criou a Rede de Cursinhos Populares em todo o país". Já o ministro Fernando Haddad lembrou as conquistas históricas da gestão Lula na educação, incluindo a criação do Prouni - que já diplomou 4 milhões de brasileiros - e a maior expansão da universidade pública na história do país, com 126 novos campi. O programa reforça o compromisso do governo com a educação como motor do desenvolvimento e instrumento de redução das desigualdades sociais.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.