2700 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A China colocou o mundo em alerta nesta segunda-feira (20) com o início do quarto plenário do 20º Comitê Central do Partido Comunista Chinês, que definirá as diretrizes do 15º Plano Quinquenal de desenvolvimento econômico e social. Especialistas internacionais ouvidos pela agência Xinhua destacam que o país consolida sua posição como fonte de estabilidade e inovação em um cenário global marcado por incertezas, com o jornalista brasileiro Leonardo Attuch ressaltando a "capacidade de formular metas nacionais, cumprir planos quinquenais e transformar objetivos em resultados concretos". O novo ciclo de planejamento chinês tem como eixos centrais a inovação tecnológica, a transição energética e a ampliação da cooperação internacional.
Nos últimos cinco anos, a China transformou-se em potência tecnológica mundial, desenvolvendo a mais moderna rede de trens de alta velocidade e investindo pesadamente em infraestrutura digital com computação de alto desempenho e inteligência artificial. A acadêmica russa Irina Kokushkina destacou que mesmo diante de choques externos, a China manteve crescimento estável, criando "bases sólidas para alcançar as metas de 2035".
Paralelamente, o país subiu 66 posições no Índice de Transição Energética desde 2020, ocupando agora o 12º lugar global, com a descarbonização e energias renováveis como pilares do novo planejamento. A China também ampliou sua abertura comercial, reduzindo restrições a investimentos estrangeiros e oferecendo tarifa zero para 100% dos produtos de países menos desenvolvidos com relações diplomáticas, fortalecendo sua posição como alternativa de cooperação para nações do Sul Global.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.