552 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) nas intenções de voto no Amazonas, segundo pesquisa do Instituto Direto ao Ponto divulgada nesta segunda-feira (20). O levantamento mostra uma virada histórica no estado, onde a extrema direita costumava dominar. Mas o que mais chama atenção é outro fato: Bolsonaro segue aparecendo em pesquisas eleitorais mesmo estando inelegível até 2030, após decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
De acordo com o estudo, Lula tem 40% das intenções de voto no Amazonas, contra 37% de Bolsonaro — um nome que, na prática, não poderá disputar as eleições de 2026. Outros pré-candidatos da direita, como Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil), aparecem com índices baixos, variando entre 2% e 5%. Cerca de 10% dos entrevistados não declararam preferência.

Em Manaus, há empate técnico (38% para Lula e 36% para Bolsonaro), mas no interior a diferença dispara: 46% para Lula e 35% para o ex-presidente, consolidando o avanço petista em um território historicamente conservador. A virada é vista como símbolo da recuperação da confiança popular no governo e da exaustão do discurso bolsonarista.

No cenário sem Bolsonaro, que é o único juridicamente possível, Lula sobe para 44%, enquanto Tarcísio de Freitas (Republicanos) despenca para 20%. O empresário Renan Santos tem 9%, e 19% dos eleitores estão indecisos. O resultado evidencia que a extrema direita perde fôlego sem seu líder inelegível e que nenhum nome bolsonarista tem força própria para enfrentar Lula.

Mesmo em um estado com 32% de eleitores que se identificam com a direita, o presidente tem conquistado apoio expressivo entre as famílias de baixa renda e em regiões que mais se beneficiam dos programas sociais do governo federal. O estudo ouviu 2.024 pessoas entre 1º e 8 de outubro, com margem de erro de 2,25 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
O avanço de Lula no Norte e a queda de Bolsonaro nas pesquisas — ainda mais por ser um candidato fora da lei eleitoral — expõem a decadência de um projeto político baseado em fake news, ódio e fanatismo religioso. O Brasil, ao que tudo indica, virou a página da mentira e da intolerância.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.