1896 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A COP30 em Belém será muito mais do que uma conferência sobre mudanças climáticas, servindo como vitrine internacional para a realidade urbana da Amazônia e seus 30 milhões de habitantes.
A declaração foi feita pelo ministro das Cidades, Jader Filho, durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro nesta terça-feira (21), onde destacou que a escolha da região como sede do evento representa uma oportunidade única para mostrar que a maioria da população amazônica vive em cidades. "Precisamos mostrar para o mundo que as cidades amazônicas têm pessoas que vivem lá — e a maioria dessas pessoas vive nas cidades", afirmou o ministro, enfatizando a necessidade de investimentos em saneamento, mobilidade, educação e geração de empregos para a região.
Jader Filho ressaltou que a conferência abordará temas cruciais como a descarbonização do transporte público, tratamento de esgoto e preparação das cidades para eventos climáticos extremos. Paralelamente, o ministro destacou conquistas do governo Lula como o programa CEP para Todos, que garantiu endereços oficiais e códigos postais para todas as favelas do país, levando dignidade e acesso a serviços básicos para milhares de famílias.
Com mais de R$ 60 bilhões do Novo PAC destinados a saneamento e mobilidade urbana, e com a determinação do presidente Lula para que a equipe econômica estude alternativas de financiamento do transporte público, o governo busca consolidar um modelo de desenvolvimento urbano que una sustentabilidade ambiental e inclusão social.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.