5873 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB) afirmou que os Estados Unidos intensificaram o interesse em obter acesso às terras raras e outros minerais estratégicos brasileiros, insumos essenciais para a indústria de alta tecnologia e para a transição energética global. Segundo ele, o tema já faz parte do diálogo permanente entre Brasil e EUA, que buscam ampliar cooperação em energia limpa, inovação e sustentabilidade.
Alckmin destacou que o Brasil pode unir sua riqueza mineral à liderança em energias renováveis para atrair investimentos bilaterais. “O Brasil tem energia abundante, limpa e renovável — eólica, solar e hidrelétrica. Há um espaço enorme de bom entendimento com os Estados Unidos”, afirmou em entrevista à Record News, segundo o Estadão Conteúdo.
O ministro ressaltou ainda o protagonismo brasileiro na produção do combustível sustentável de aviação (SAF), alternativa ao querosene fóssil. “Só Brasil, Índia e Estados Unidos têm escala para produzir o SAF”, disse, reforçando o potencial do país como líder global na transição energética.
Para Alckmin, a COP30, que será realizada em Belém (PA) em novembro de 2025, representa “uma avenida de oportunidades” para o Brasil consolidar sua economia verde e atrair investidores internacionais. “A conferência vai mostrar ao mundo que o Brasil pode crescer preservando a Amazônia e inovando em sustentabilidade”, concluiu.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.