1470 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, inaugurou nesta sexta-feira (24) a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, no Mato Grosso, em mais uma ação do governo federal para fortalecer a economia de exportação. Com investimento de R$ 51,3 milhões em infraestrutura, a nova ZPE ocupa uma área de 240 hectares e já conta com sua primeira empresa operando.
"Os setores que exportam, estando numa ZPE, têm uma facilidade, um ganho do ponto de vista econômico que ajuda no processo da exportação. E nós estamos aqui quase na fronteira, então é extremamente importante", explicou Alckmin aos jornalistas. O vice-presidente destacou que Cáceres, município com extensão territorial 12 vezes maior que a cidade de São Paulo, tem potencial para atrair investimentos em agroindústria e agregar valor à produção local.
As ZPEs funcionam como áreas de livre comércio destinadas à produção de bens para exportação, garantindo às empresas suspensão do recolhimento de impostos na aquisição de insumos. Esta é a quarta zona do tipo em operação no país, somando-se às de Uberaba (MG), Pecém (CE) e Parnaíba (PI).
A localização estratégica da ZPE de Cáceres na rota do Quadrante Rondon, parte do programa de Integração Sul-Americana, fortalece a conexão comercial com países vizinhos e a Ásia. Alckmin anunciou ainda que vai conversar com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para destravar a Hidrovia Paraguai-Paraná, essencial para reduzir custos logísticos e integrar os diferentes modais de transporte na região.
Com informações da Agência Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.