9844 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na madrugada deste sábado (25) o título de Doutor Honoris Causa em Desenvolvimento Internacional e Sul Global, concedido pela Universidade Nacional da Malásia. Em publicação nas redes sociais, Lula dedicou a honraria a todos os brasileiros, transformando o reconhecimento pessoal em uma conquista coletiva.
"Este diploma não é do Lula. Esse diploma é de 215 milhões de brasileiros", afirmou o presidente, conectando a homenagem à trajetória de superação de milhões de compatriotas. Lula ressaltou que a educação sempre foi um pilar fundamental de seus governos, descrevendo-a como "instrumento de emancipação e de igualdade" e reforçando que recebe o título não como ponto de chegada, mas como estímulo para continuar lutando por um mundo mais justo e solidário.
O vice-reitor da universidade malaia, professor Dr. Sufian Jusoh, destacou a contradição que marca o legado do presidente: "Ele se tornou o primeiro presidente do Brasil sem diploma universitário, mas foi, ao mesmo tempo, o presidente que criou o maior número de universidades públicas em toda a sua história". A cerimônia também serviu para fortalecer os laços entre Brasil e Malásia, com Lula expressando desejo de que o momento inspire as novas gerações a sonhar e agir por um mundo onde os países do Sul Global tenham voz.
Recebo o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Nacional da Malásia com profunda emoção e sincera gratidão. Esta homenagem reafirma minha fé na educação como instrumento de emancipação e de igualdade.
— Lula (@LulaOficial) October 25, 2025
Recebo este título não como um ponto de chegada, mas como um… pic.twitter.com/LpGHhdj9bx