3668 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Os principais mercados da Ásia tiveram forte alta nesta segunda-feira (27), embalados pelo otimismo em torno de um possível acordo comercial entre Estados Unidos e China. O índice japonês Nikkei 225 e o sul-coreano Kospi bateram recordes históricos, impulsionados por sinais de que as duas maiores economias do planeta estão prestes a encerrar a guerra tarifária que afeta o comércio global desde 2018.
Autoridades norte-americanas confirmaram que os negociadores de Washington e Pequim chegaram, no domingo (26), à estrutura de um pacto que será apresentado aos presidentes Donald Trump e Xi Jinping durante o encontro de quinta-feira (30) em Gyeongju, na Coreia do Sul. O acordo prevê suspender novas tarifas impostas pelos EUA e os controles chineses sobre exportações de minerais estratégicos, além de avanços em temas como transporte marítimo e combate ao tráfico de fentanil.
Em Tóquio, o Nikkei saltou 2,46% e fechou a 50.512 pontos, o maior nível da história do mercado japonês. O Kospi, de Seul, avançou 2,57%, enquanto na China continental o índice CSI 300 subiu 1,2%. Em Hong Kong, o Hang Seng encerrou o dia com alta de 1,05%, consolidando o sentimento de recuperação na região.
O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que as conversas realizadas à margem da Cúpula da ASEAN, em Kuala Lumpur, praticamente eliminaram a hipótese de tarifas de 100% sobre produtos chineses. Ele também disse esperar que o acordo inclua o adiamento do regime chinês de licenciamento de exportações de terras-raras e a retomada das compras de soja norte-americana, suspensas por Pequim desde setembro.
Mesmo sem confirmação oficial do governo chinês sobre a reunião, investidores apostam que o encontro entre Trump e Xi Jinping servirá para consolidar uma trégua e reduzir as incertezas que pressionam a economia global. Segundo analistas, o mercado reage com “otimismo cauteloso”, à espera de um desfecho que alivie as tensões entre as duas potências.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.