9587 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinou que o governo federal promova uma grande campanha publicitária sobre a transparência e o acompanhamento das emendas parlamentares. A ação deverá ocorrer entre dezembro de 2025 e março de 2026, com veiculação em redes comerciais, TVs públicas e plataformas digitais.
De acordo com a decisão, o conteúdo da campanha deve explicar de forma simples e acessível como qualquer cidadão pode acompanhar a destinação das verbas enviadas por deputados e senadores às suas bases eleitorais. Dino destacou que o objetivo é fortalecer o controle social e tornar o uso dos recursos públicos mais transparente e democrático.
A determinação inclui a obrigatoriedade de exibição das peças na TV Senado, TV Câmara e TV Justiça, ampliando o alcance da iniciativa. As campanhas deverão orientar o público sobre como acessar os portais oficiais e denunciar irregularidades, usando linguagem popular e inclusiva.
Em sua decisão, Flávio Dino ressaltou que a transparência só é eficaz quando acompanhada de letramento digital e acesso amplo à informação. “É necessário reduzir a exclusão de quem não domina os meios de busca, sob pena de a transparência ser apenas formal, sem efetividade como instrumento de controle democrático”, escreveu o ministro.
A medida reforça a fiscalização das emendas, consideradas um dos principais mecanismos de repasse de recursos federais a estados e municípios. O STF tem acompanhado ações conjuntas entre o Tribunal de Contas da União (TCU), a Controladoria-Geral da União (CGU) e o governo federal para aprimorar o rastreamento desses valores e combater o mau uso do dinheiro público.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.